terça-feira, 1 de maio de 2012

A ESCOLINHA


Por mais difícil que seja essa decisão, a escolinha foi a minha primeira opção. Provavelmente por a minha tia Sol ter uma das escolinhas mais bem conceituadas de São Leopoldo, a ESCOLA SOLMI.
Pois bem, mas como nem tudo são flores, eu não preocupei com escolinha ou qualquer outra opção de com quem deixar a Maria Clara até que a minha licença maternidade tivesse transcorrido a metade e com isso perdi a vaga na escolinha que eu queria.

Acreditem ou não, descobri nesse período que as matrículas para o berçário começam aos seis meses de gravidez!!! As vagas são super concorridas!!
Como a opção era escolinha passei a pesquisar outras na minha cidade e até em Sapucaía (cidade vizinha), mas fui totalmente sem sucesso. A grande maioria não tinha vaga e as que tinham não me agradavam, seja pela estrutura, seja pelo preço ou até mesmo o meu santo que não batia com o das pessoas que nos atendiam.

Abaixo segue umas orientações que li na Folha de São Paulo e que me ajudaram muito a avaliar as escolinhas e a minha dica é: visite várias!!
Profissionais: observe se os profissionais que vão cuidar do seu filho são pessoas carinhosas e distribuem atenção entre várias crianças, por exemplo. Para cada sala de 10 a 12 alunos muito pequenos, são precisos pelo menos dois profissionais para prestar os devidos cuidados. A criança de um ou dois anos deve ser atendida prontamente, ela não tem idade para desenvolver a qualidade da paciência. Faça uma visita durante o horário escolar para ver se a relação dos profissionais com as crianças é afetuosa e se as crianças estão felizes. Preste atenção também no perfil do profissional que lhe atende. Se você for recebido por um coordenador ou professor capaz de explicar os métodos pedagógicos, é um sinal de que a escola valoriza o diálogo com os pais.

 Instalações: observe os aspectos físicos da escola. O prédio não precisa ser bonito e moderno, mas tem de ser seguro e acolher adequadamente as crianças, ou seja, satisfazer as necessidades específicas da faixa etária dos alunos. As escadas e as janelas oferecem perigo? O vaso sanitário é baixo? A criança tem fácil acesso às pias? As salas são arejadas? Há espaços abertos e ensolarados para a criança brincar? Há elementos como água, terra e areia? Verifique também as condições de higiene. O material escolar não precisa ser de primeira qualidade, mas deve ser limpo e adequado à idade de seu filho.
Rotina: analise a rotina da escola, é importante que ela seja adequada ao ritmo do seu filho. Por exemplo: ele poderá dormir no horário em que está acostumado? Como a escola trata o uso de fralda e de chupeta? Pergunte também sobre o lanche. Se for feito na escola, veja se é adequado para seu filho e se há necessidade de complementação alimentar.

Linha pedagógica: nessa fase, o fundamental é que a criança seja bem acolhida emocionalmente, mas é importante também verificar quais são os desafios propostos para o seu desenvolvimento cognitivo e motor. Os escorregadores, por exemplo, são muito pequenos ou muito grandes? Os brinquedos estimulam a movimentação física? Pergunte também quais são os desafios propostos para o aprendizado e a alfabetização.

E por minha conta ainda acrescento os seguintes itens:
- Observe as crianças que já estão adaptadas na escola. Elas estão felizes ou choronas?
- A escola possui muitos carrinhos de bebê?? Isso indica onde o seu filho vai passar 99% do seu tempo na escola.
- Onde o seu bebê vai tirar a sua sonequinha?? Como ele será observado nesse ambiente??
- As crianças já adaptadas estão limpinhas (fralda limpa, boca e nariz limpos?).
- Quem prepara as papinhas é cuidadosa, atenciosa e carinhosa? Lembre que recebemos todas essas energias pelos alimentos?
- Como a escolinha trata as emergências?
- Quando você escolher a escolinha, visite ela pelo menos mais umas duas vezes em horários diferentes e sem avisar, para ver se a sua percepção continua a mesma.


E boa sorte amiga, pois mesmo nos cercando de todos os cuidados dependemos totalmente da sorte e da nossa intuição de mãe.

Eu não encontrei nenhuma escolinha que me agradasse e a única que fechou todos os requisitos não tem vaga (a Maria já está na lista de espera para o ano que vem), sendo assim passei a analisar outra possibilidade: A BABÁ!

Mas este é o tema do próximo post...

Bjsss, Gisa

Um comentário:

  1. Eu nao confio em baba, em casa sozinha cm a criança.
    Se tiver que deixar prefiro a escolinha.
    Mas cada mae sabe o que é melhor pro seu filho.

    Nao confio nem colocar uma emoregada em casa ..s sou mt desconfiada .

    www.bebnikki.blogspot.com

    ResponderExcluir