Primeiro passo: QUAL A DATA E HORÁRIO DA FESTA?
Precisamos definir qual a melhor
data para comemorar o aniversário dos nossos pequenos, sempre a preferência
fica para o final de semana que segue a data do aniversário. Já o horário vária
de acordo com as suas expectativas com relação à festa, mas normalmente inicia
por volta das 16h30 e encerra-se em até cinco horas.
Segundo passo: QUEM SÃO OS CONVIDADOS?
Devemos ponderar dois pontos
importantes quando fizemos a lista de convidados do primeiro aniversário: primeiro
que a festa normalmente é mais íntima, isso significa que apenas os familiares
e amigos mais próximos serão convidados. E o segundo é sempre priorizar os
amigos com filhos pequenos, afinal a festinha é para as crianças e não para os
adultos.
Terceiro passo: ONDE FAZER?
Se a sua lista de convidados for
pequena (até 30 pessoas) a opção mais econômica, viável e confortável é em
casa. Já se a sua lista é um pouco maior, como a minha, a opção é sempre um
Salão de Festas.
Vou relatar um pouco sobre a
minha experiência na escolha do salão...
Eu optei por um salão econômico,
bem localizado e comportasse o nº de convidados que temos, não olhei estética (apesar
de ele ser bem arrumadinho). Não escolhi salão especifico para festas infantis
por que estes custam muito mais caros e fui em busca de algo que tivesse
convênio com a empresa em que trabalho, foi aí que descobri o salão de festas
do Sindicato ao qual sou vinculada. Opção boa e barata! Salão fechado!
Quarto passo: QUAL O TEMA?
Eu escolhi um dos temas do
momento, primeiro por que achei bonito e depois por que considerei os pontos
abaixo:- como é o tema da moda, tem mais opções;
- o custo se torna mais baixo por que tanto as lojas, quanto as decoradoras já possuem o material disponível.
O meu tema escolhido foi ursinhas em marrom e rosa, e a festinha vai ocorrer em Dezembro/2012.
Quinto passo: E A DECORAÇÃO?
Pesquisei muito até encontrar uma
decoração e uma decoradora que eu me encantasse que enchesse os meus olhos e
que não esvaziasse o meu bolso... hehe
Para quem é da Região do Vale dos
Sinos e Grande Porto Alegre eu super-recomendo a Natália do Atelier Criando Arte! Ela tem
decorações lindas e personalizadas, além de ser uma pessoa muito acessível e
com preços bem convidativos.
Olha que linda essa decoração Poá:
E essa da Galinha Pintadinha, uma
graça:
Sexto passo: DOCES
Meninas, a moda agora são os
doces personalizados com a carinha da festa e os cupcakes, e é claro que eu fui
atrás!! Hehehe
Me identifiquei demais com os
doces da Carol da Boutique dos Doces, eles
são deliciosos e de uma delicadeza incrível. Sem falar que a Carol faz o que a
sua imaginação criar... São verdadeiras obras de arte.
Olhem a riqueza de detalhes destes
docinhos:
E esses cupcakes não dá nem
vontade de comer de tão lindos:
No quesito doces também estou
podendo contar com as habilidades e diversidades da Encanto Festas da Martiele,
ela faz tudo que é tipo de doces, mas os que me encantarem mesmo foram as maçãs
do amor, os pirulitos de chocolate e os algodões doces.
Vejam como são lindas essas maçãs
do amor:
Outra moda nas festinhas infantis
e que não vamos deixar para trás são doces com rótulos personalizados para a
mesa de guloseimas. Nesse quesito a Lú da Personalize
faz trabalhos incríveis. Foi ela que fez as lembrancinhas do Chá de Fraldas e
da Maternidade da Maria Clara e agora vamos contar com ela para a nossa mesa de
guloseimas.
Sétimo passo: LEMBRANCINHAS
As lembrancinhas da Maria Clara
serão da seguinte forma: livrinho de colorir para os pequenos e os centros de
mesa para os adultos. Esses ainda não possuem foto por que serão de minha
autoria, mas para terem uma ideia os centro de mesa serão vasinhos de flores
feitos com as latas de leite da Maria e uma fotinho dela.Oitavo passo: SALGADOS
As comidinhas são focadas nos pequenos, devem ser simples e sem frescuras.
·
Devemos contar de 10 a 12 salgados por adulto e de
6 a 8 para os pequenos, esqueci-me de comentar que os doces são 8 por pessoa,
se tiver torta pode contar 6 por pessoa.
Encontramos a Flávia de Sapucaia
do Sul, que tem salgados deliciosos e com preços muito agradáveis. Eu escolhi
os seguintes salgados:
·
Mini pizza de calabresa
·
Risoles de carne· Empadinha de frango com catupiry
· Coxinha de frango com catupiry
· Coxinha de queijo
· Enroladinho de salsicha - cadelinha
· Esfirra de carne
· Folhado de pizza
· E vou fazer uns cachorrinhos quente.
Nono passo: BEBIDAS
As bebidas podem ser adquiridas
antecipadamente, refrigerantes e águas se comprado em atacados saem mais
baratos.
Eu conto ½ litro por pessoa e vou
comprar refrigerantes em embalagens de dois litros.
Como o aniversário é para criança
e bebês, é importante disponibilizar caixas de suco. Eu ainda estou pesquisando
se vou comprar as caixas grandes ou caixinhas pequenas individuais.
Ah... e a festinha da Maria é no
verão por isso é preciso disponibilizar bastante água.
Já a cerveja ficará a cargo do
meu marido... hehehe
Décimo passo: DESCARTÁVEIS
Os descartáveis são a preocupação
mais simples, mas uma das coisas mais caras e que divergem muito de preço de um
estabelecimento para o outro.
Ainda não pesquisei para o
aniversário da Maria, mas para o Chá de Fraldas eu comprei os garfinhos de
pacotão na Variedades Bach, os copos e pratinhos eu comprei no mercado Super
Mano aqui em São Leopoldo – RS. Nas lojas de festas os pratinhos custavam de R$
1,10 a R$ 2,10, já no Super Mano eu paguei R$ 0,75.
Resumindo: tem que pesquisar
bastante!!!
Décimo primeiro passo: ROUPINHA DA ANIVERSARIANTE
Quero fazer um vestinho poá em
rosa e marrom para a minha princesinha, mas não conheço nenhuma costureira, se
alguém puder me indicar????
Assim que eu tiver um nome e uma
foto trago para vocês.
Décimo segundo passo: O QUE VOU FAZER EM CASA
Algumas coisas são de praxe fazer
em casa, acho importante para trazer o espirito da festa para dentro de casa e
claro que para economizar.
Em casa, de comer, eu vou fazer os
cachorros quentes, gelatinas e mousses.
E para a decoração eu vou criar os
centros de mesas com as latas de 400gr de leite da Maria, vou forrar com tecido
floral ou poá e colocar umas margaridinhas ou alguma outra florzinha delicada.
E como tag, já que vou usar de lembrancinha também, uma fotinho da minha princesa.
Quando eu começar a fazer posto
fotos aqui e um passo a passo.
Décimo terceiro passo: QUEM VAI AJUDAR
Esse quesito é muito importante,
pois no dia da festa é muito corrido e sozinho não conseguimos dar conta de
todos os detalhes, por exemplo, servir as bebidas. A festinha da Maria é em
dezembro uma época muito quente e que não é possível deixar os refrigerantes
nem por poucos minutos fora do refrigerador.
É preciso pensar também em quem
vai repor as mesas, preparar os cachorrinhos quentinhos, servir a torta, etc.
Pode ser um parente de confiança ou contratar alguém de fora para ajudar, o
mais econômico é conseguir alguém próximo para ajudar. Eu ainda não tenho essas
pessoas alguém se habilita?? hehehe
Décimo quarto passo: FOTOGRAFIASAlgumas fotos vou tirar com a fotografa Carla Schimidt, ela é ótima! Tem o dom para lidar com os pequenos e deixa os papais muito a vontade. Essas fotos vão para as tags do centro de mesa.
Já para
as fotos da festa vou pedir para vários amigos tirarem de diferentes ângulos e
estilos, não acho necessário um fotografo para o dia da festa e assim tenho a
percepção da festa pelos próprios convidados.
Bem acho que por enquanto essas
são as dicas que posso dar referente ao PRIMEIRO ANIVERSÁRIO dos pequenos, em
breve trago mais novidades!!
Bjsss, Gisa
vai ser um aniver de princesa Gisa!!! parabéns por toda criatividade!!!! bjss TALITA
ResponderExcluirvai ser um aniver de princesa Gisa!!!! parabéns pela criatividade!! BJS TALITA
ResponderExcluir