segunda-feira, 30 de abril de 2012

MATERNIDADE x TRABALHO


Este é o promeiro post de uma série que irei publicar ao longo das próximas semanas referentes à discução MATERNIDADE x TRABALHO. A série será dividida em quatro capitulos:
- A decisão: voltar ou não ao mercado de trabalho após o nascimento do bebê
- A escolinha
- A babá
- A vó (ou outro parente próximo)

A DECISÃO - voltar ou não ao mercado de trabalho após o nascimento do bebê

Quando descobrimos a gravidez falamos para todos a nossa volta que nada vai mudar com a chegada do bebê, que daremos conta de tudo... Trabalho, estudo, casa, amigos, passeios, família, etc... E realmente acreditamos nisso.

Com o passar dos meses, lá pelo sétimo mês, começamos a nos questionar sobre o retorno ao trabalho após a Licença Maternidade.

A maioria das mamães nem pensa nas suas conquistas profissionais e no seu futuro, nos sonhos profissionais que almejou até a descoberta da gravidez, ela passa dias e noites fazendo cálculos malucos para provar a si mesma que financeiramente é viavel ela deixar de trabalhar para ficar com o bebê. Também fiz isso centenas de vezes!!

Claro que cheguei conclusão de que se quero dar conforto e bem estar para a minha princesinha não posso deixar de trabalhar, mas com essa certeza passei a pensar de forma mais racional, pensando em mim como mulher e profissional, não apenas como mãe.

Hoje tenho em meus braços um ser pequenino que depende totalmente de mim e das minhas decisões e as certezas que antes eu tinha começaram a virar dúvidas...

- Será que me dedicar 24 horas por dia a minha filha é realmente bom para ela e para mim?

- Depender fincanceiramente do meu marido vai me fazer bem?

- Vou poder dar tudo o que a minha filha quiser e o que eu quiser dar para a minha filha?

- Vou ser uma mulher feliz e completa, ou apenas uma mãe feliz e completa?

Conclusão: voltar a trabalhar vai ser bom para mim como mulher e esposa, vai ser bom para a Maria criar certa independência e interagir com outras pessoas e vai ser ótima para o relacionamento da nossa pequena família. Mas e agora?? Com quem deixar a Maria?? Como confiar em outra pessoa que não seja eu??

Bem esse é o tema dos próximos capítulos... Ainda essa semana publico o post sobre A ESCOLINHA.

Um bom feriado a todos!!

Bjss, Gisa

4 comentários:

  1. Ahhh, amiga, confesso que voltar a trbalhar garante todos os pontos que vc citou: liberdade, independencia, satisfação... Mas acho que isso se falando depois que o bb ja tem uma certa idade nao?? Estamos passando por apertos financeiros aki em ksa e eu sei que preciso trabalhar, mas nao tenho coragem de deixar meu filho de cinco meses numa escolinha.... Voltar a trabalhar muito cedo faz a gte perder a fase mais significativa de toda vida deles: o primeiro ano de vida.... Quero ser a primeira a aplaudir as conquistas do meu bb, ele vai aprender a engatinhar, andar, comer (bem), sou eu quem vai oferecer os primeiros sabores pra ele, vou ouvir as primeiras palavras... O dinheiro pode esperar... Nesse primeiro ano eu sou totalmente mãe mesmo que precise passar fome pra ficar com meu filho... É dificil essa decisão, dolorosa, mas compensa e muito, os dentinhos dele estão nascendo agora e td que ele quer é ficar comigo, mais ninguém o acalma, e saber que eu passo toda essa segurança pra ele me fascina.... trabalho? Só o ano que vem, e não tenho pressa nenhuma pra que chegue....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, Lúh... concordo com você, mas realmente não tive opção de escolha por isso prefiro encarar essa fase como sendo boa para nós duas, mas isso só se deu ao fato de poder contar com uma pessoa de extrema confiança para me ajudar nessa tarefa.
      Obrigado por acompanhar o blog e expressar a sua opnião, sua colaboração será sempre bem vinda!

      Bjss, Gisa

      Excluir
  2. Gisele, em 2010 escrevi um livro Chamado Culpa de Mãe, é uma ficção que trata exatamente sobre este tema. Acabo de liberar o livro para download grátis na versão ebook , se quiser ler, ficarei muito feliz. Mas estou aqui para avisar que estou linkando este artigo na página do livro no Facebook e aguardo as próximas da série. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, não sabia!! Vou procurar e olha nem precisava ser grátis eu queria comprar a versão online mesmo :-)

      Gi, dilema grande e como td o que cerca maternidade com alguns tabus... Acho que vale o que fica bom para a família. Eu tb pensei em parar, mas ficar em casa me faria uma mãe pior... Pq eu ODEIO o serviço doméstico e tenho certeza que viraria daquelas mães que só reclama, que cobra td do filho e do marido, sabe? Mas conheço várias que fizeram essa escolha e ficaram super bem. Acho que cada mulher e sua família devem chegar ao que é desejável e possível para eles. O resto é "vomitação" de regra alheia

      Excluir