quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dicas para aliviar as cólicas dos pequenos


Bolsa de água quente: tem para vender uma de gel na Panvel que você aquece no microondas, ajudou e ainda ajuda muito a Maria Clara (e a mamãe também agora que as cólicas menstruais voltaram... hehe).

Pegar o bebê de bruços: tem a função semelhante a dá bolsa de água quente, pois a nossa mão fica na barriquinha deles e alivia as dores. E segundo a pediatra da Maria, na posição de bruços é mais fácil para o bebê liberar os gases.

Banho: acalma o bebê e como aquece a barriguinha ajuda a liberar os gases.

Chás: Chá de Camomila - acalma o bebê que acaba ficando muito irritado com as dores que está sentindo.  Chá de Erva Doce – ajuda a liberar os gases e acalma o bebê (a Maria não gostou). Chá de Funcho – ajuda a liberar os gases.
Obs: o chá deve ser sempre bem fraquinho (quase água), morno e feito na hora com as folhas naturais (nunca de saquinho).

Funchicória: é um pó calmante e docinho a base de funcho que ajuda a liberar os gases, é aplicado um pouco no bico do bebê. Para a Maria foi um santo remédio, não colocava o pé para fora de casa sem o meu potinho de funchi, porém é um produto que foi proibido por conter sacarina (componente dos adoçantes e já proibido no EUA). Eu optei por usar pq os antigos usavam e ninguém morreu disso, sem falar que ajudou muito a aliviar o sofrimento da Maria.
O problema maior para quem opta por usar é achá-lo, como saiu do mercado só é possível comprar os que sobram nas farmácias.

Matricária: semelhante a funchicória, porém a base de camomila. Segundo me consta também é muito bom para a fase do nascimento dos dentinhos. Vou comprar urgente!! Hehehe
Ainda não usei, mas assim que fizer o teste conto o que achei aqui.

Alimentação: bebê que mama só no peito é bom a mãe evitar aquelas coisas que lhe dão gases e tomar os chás que indiquei acima por água. Para os bebês que toma formula pode ser necessário trocar o leite utilizado (foi o que aconteceu com a Maria, em breve escreve sobre a minha saga com as formulas).

Medicamentos: paracetamol infantil quando a dor do bebê é excessiva e simenticona para aliviar os gases, porém estes devem ter orientação do pediatra!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário