segunda-feira, 23 de abril de 2012

Maternidade X Casamento



O tema escolhido por mim hoje é polêmico e contraditório, mas importantíssimo.
Quando recebemos o resultado POSITIVO passamos por um momento de euforia que normalmente dura até o sétimo mês da gestação. Achamos-nos lindas e poderosas, a maioria fica apaixonadíssima pelo marido/namorado e o romantismo está em alta, mas quando o final da gravidez se aproxima tudo começa a mudar...

O corpo já não é mais tão bonito, nessa fase começamos a reter liquido e inchar, a vontade de namorar vai pelo ralo, o cansaço parece dominar o corpo e a mente só pensa em uma coisa: o bebê.

Acontece que apesar de o relacionamento já ter ficado em último plano, o casal nem percebe. A mamãe está vivendo um momento só seu e até meio egoísta, pois somos nós que estamos gerando a vida no ventre e sentindo todas as coisas boas e ruins dessa fase. E o papai está tão eufórico com a chegada do bebê e compadecido com os desconfortos da gestação que também não lembra que é homem, agora ele é só o pai.

O bebê nasce, o primeiro mês passa e a nova família está constituída, a rotina começa a voltar a reinar no lar, mas tem uma coisa que não volta ao normal: o casamento.

A mãe não tem tempo para nada, passa o dia de pijama, só come ou vai ao banheiro quando tem alguém em casa, mal fala com o marido/namorado quando este chega do trabalho e quando fala é sobre amamentação, cocô e vômito. Já o pai, voltou a vida normal... Trabalha, estuda, joga futebol, encontra os amigos, faz as compras da casa, dorme a noite ou quando tem sono, come na hora que tem fome... Tudo volta ao normal na vida dele e ainda tem a alegria de chegar em casa e encontrar o seu herdeiro lindo, cheirosinho e bem alimentado, pronto para ganhar um chamego do pai.

Agora o problema MATERNIDADE x CASAMENTO começou!!

O problema começou, mas nós mamães ainda não percebemos e vamos demorar a perceber. Os papais, no entanto já perceberam que estão em último plano e isso está começando a incomodar.

O marido/namorado quando chega em casa encontra uma mulher escabelada, de pijama, com olheiras, cheirando a leite e extremamente cansada. No final de semana os passeios em família são escassos, os jantares não ocorrem mais e as festas noturnas foram praticamente riscadas da agenda. O marido/namorado não reclama, ele é compreensível, afinal a esposa/namorada é agora mãe em tempo integral e ele acha que logo, logo as coisas voltam ao normal.

Os meses continuam a passar... aqui em casa já passaram quatro meses... Algumas coisas
melhoram, em alguns dias bem esporádicos aquela antiga mulher parece querer reaparecer, mas é ilusão, ainda sou apenas mãe!

Meu marido ainda não reclamou sobre o meu comportamento, mas percebo que hoje não temos mais identidade, somos apenas os pais da Maria Clara. É nesse período que já vi muitos casais se distanciarem de vez, a relação ruir e a separação se tornar inevitável.

Acredito que acordei a tempo de manter o meu relacionamento saudável, mas claro que não sem antes levar um susto (leia-se briga). Ser mãe é ser mil ao mesmo tempo e não apenas mãe.

Daqui alguns dias volto a trabalhar e em breve a estudar... Preciso aprender a lidar com essa nova fase da minha vida e dar conta de tudo, e sei que isso é possível, afinal se as nossas mães, avós e tias conseguiram, nós também conseguimos!

Conclusão: amigas do blog não deixem a maternidade fazer com que você perca a sua identidade. Você também é mulher, profissional, estudante, dona de casa, amiga, filha, neta, sobrinha, irmã, artesã, atleta, cozinheira, etc, etc.
Somos especiais e seres iluminados que manteremos viva e feliz a nova família, e acima de tudo a nós mesmos!

Bjss, Gisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário