sexta-feira, 11 de maio de 2012

Maternidade X Trabalho - Programa Mais Você

Bom dia!!

Hoje pude acompanhar o Programa Mais Você apresentado pela Ana Maria Braga, que abordou justamente o tópico que venho falando nas últimas semanas: MATERNIDADE x TRABALHO.

Participaram do programa a atriz Giovanna Antonelli (mãe de três e profissional), uma senhora que optou por não ter filhos e outra que é mãe de quatro adultos e avó. O programa ainda exibiu um bate papo coordenado pela atriz Maitê Proença com três mulheres com vidas diferentes: uma mãe em tempo integral, uma mãe e profissional, e outra que optou por ser apenas profissional e abriu mão de ser mãe.

Se puderem confiram todos os vídeos disponíveis no site do programa, mas saliento o vídeo abaixo que ao meu ver foi o que mais agregou para mim:

Clique aqui: Vídeo sobre a Mãe Moderna - Programa Mais Você


Comentários sobre o vídeo

A psicoterapeuta Elisabeth demonstra como é possível ser 1000 em 1! Ela relata sobre a culpa que nós mães sentimos, sobre as nossas cobranças e sobre a necessidade de perdoarmos as nós mesmas pelos nossos erros, pois como ela mesmo diz "a gente aprende a ser mãe tendo filho".

Já a mamãe Betina, que deixou a vida profissional para ser mãe em tempo integral, fala sobre um dos meus maiores medos e já relatados por mim no post sobre Maternidade X Casamento. Como a sua vida gira em torno dos filhos, você não tem outro assunto e isso muitas vezes atrapalha o relacionamento com o marido, além da falta que ela sente do contato com outras pessoas, com o lado profissional e com a independência financeira.

A mamãe que três filhos e trabalha como secretária toca em outro ponto importante que me preocupa na correria da vida profissional, ficar além horário no trabalho (ter hora para entrar e não ter hora para sair), esse é um ponto que ficamos em desvantagem em relação a outros profissionais, o nosso dia a dia é cronometrado e com uma margem muito pequena de flexibilidade. O ponto positivo que vejo é que para ser uma ótima profissional, de preferência a melhor, precisamos fazer isso em nosso horário e assim acabamos por demonstrar uma profissional organizada, ágil e com qualidade (pois não podemos perder tempo com erros... hehe).

E por fim a atriz Giovanna Antonelli relata de forma divertida o dia a dia das mulheres mamães, a loucura total que deixa a todas malucas, mas que é normal em todas as casas. E ainda a necessidade de estar bela para o maridão.

Bem, era isso que eu queria mostrar para vocês... Independente das escolhas, todas as mãe são muito parecidas em sua essência, se sentem culpadas e inseguras, mas podem ter certeza de que todas nós somos ótimas mãe só por nos preocuparmos com esse ponto.

FELIZ DIA DAS MÃES!!


Obs: nos próximos dias falaremos sobre as festinhas dos nossos babys: Chá de Fraldas, Batizado e Primeiro Aniversário.

Bjss, Gisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário