sábado, 14 de abril de 2012

O NASCIMENTO

Para introduzir a minha nova fase mãe, segue abaixo o relato do momento mais lindo e especial da minha vida, o parto da minha princesinha Maria Clara:

Dia 12 de dezembro fui para a última consulta com a minha GO e marcar o parto que já estava pré agendado para o dia 19, porém na consulta a GO me informou que iria adiantar o parto para o dia 14 (37 semanas e 2 dias), pois a minha pressão estava alta (16x9), estava com um pouco de dilatação (2 dedos) e minha bebê tem hidronefrose no rim esquerdo (em conversa com a pediatra nefro elas acharam que já estava na hora de fazer o parto).
Por incrível que pareça o dia 13 foi muito tranquilo e não fiquei ansiosa, dormi a noite toda e no dia 14 às 8h sai para a maternidade do Hospital Regina em Novo Hamburgo - RS, ainda tranquila.

Quando cheguei à maternidade dei entrada como uma consulta de emergência (conforme combinado com a minha GO) entrei na sala de pré parto, vesti a camisolinha, fiz exame de toque (4 dedos) e fiz um MAP (contrações de 8 e 5 minutos)... e apesar de tudo ainda estava tranquila. As enfermeiras foram uns amores e me senti em casa, a GO marcou a cesárea para às 11h e eu fiquei ali deitadinha assistindo a Ana Maria Braga e a TV Globinho... hehehe

Quando chegou às 10h a minha família toda já estava na sala de espera para a chegada da Maria Clara (meus pais, minha irmã, meus avós e minha sogra), a enfermeira veio fazer a depilação (minha GO me proibiu de fazer em casa) e colocar a sonda (a sonda foi sem dúvida a pior parte do parto). Em seguida o meu marido entrou e vestiu a roupinha azul (ficou um gato!! hehehe), ele estava muito nervoso e emocionado, mas mesmo assim ainda não estava nervosa e a única coisa que eu consegui pensar era na maldita sonda e que estava fora do lugar e a enfermeira não acreditava em mim (fiz um montão de xixi na cama, mas eu avisei... hehehe)


Ás 11h a enfermeira assistente veio me buscar... fui caminhando até a sala de parto e lá tinha muita gente (umas 10 pessoas, tranquilo)... e meu marido ficou na sala pré parto esperando ser chamado... E agora sim, fiquei muito nervosa, ansiosa, com medo, mas feliz, muito feliz... eu tremia muito, muito mesmo e a equipe brincou comigo que devia ser o frio!! ( estava muito quente no dia 14).

A anestesia... Sentei na maca do bloco e a enfermeira assistente ficou ao meu lado conversando, segurando a minha mão, sendo uma “parceirona” naquele momento tão especial (foi ela também que tirou as fotos na hora do parto), o anestesista primeiro aplicou uma injeção de anestesia local e depois foi aplicar na coluna... na coluna ele furou 3 vezes, pois eu estava muito inchada e ele não conseguia aplicar no local certo, mas mesmo com as várias picadas a anestesia não dói e incomoda muito menos que a sonda.


O parto... Logo após a anestesia me deitaram na maca e de forma muito rápida colocaram aqueles panos azuis e já não vi mais nada... A única coisa que eu pensava é que a anestesia ainda não estava funcionando, por que eu "achava" que estava sentindo as pernas, em seguida o anestesista me disse que um dos maiores medos nessa hora era de nos cortarem e a anestesia não ter pegado ainda... aí falei que era exatamente isso que eu estava pensando e ele complementou... o seu marido esta entrando na porta, o parto já começou e em um minuto você vai conhecer a sua filha... e assim foi!!

O nascimento... ouvi um gemidinhos e todos na sala riam e dizem que ela era linda e saudável, mas ainda não ouvia o seu choro e nem tinha visto a minha pequena... esses sim foram os mais longos minutos da minha vida... Em seguida ouvi aquele choro forte e eles trouxeram ela para mim... que momento maravilhoso!! O meu mundo parou, nunca senti uma emoção tão grande!!

Minha pequena fez xixi ainda na sala de parto (uma alegria para todos já que temos o problema da hidronefrose), aí entregaram ela para o meu marido e foram os dois para o berçário.


Eu fiquei mais uns 20min no bloco, mas nem percebi o tempo passar, dei umas viajadas e acho que dormi, mas não lembro de nada. A próxima lembrança que tenho e da equipe dizendo que tinha acabado e me colocando em outra maca para ir para a sala de recuperação. Na passada pelo berçário vi a minha princesinha e o meu marido, e também toda a minha família que estava atrás do vidro babando na nossa pequena.

Cerca de uns 10 minutos depois (talvez nem isso) o meu marido entrou com a Maria e a enfermeira na sala de recuperação, a enfermeira me ajudou a colocar ela no peito e ela já mamou feito uma bezerrinha, meu marido tirou uma fotos e depois teve que sair, era 12h30 mais ou menos.

Obs: adorei o procedimento do Hospital Regina... minha princesinha não ficou nem um momento sozinha, ou estava com o meu marido ou comigo.

Às 3h30 fui para o quarto junto com a minha princesinha e encontrei a minha família e amigos. Às 17h30 sentei na cama e fiz um lanche, às 18h30 tomei meu primeiro banho com a ajuda da minha mãe e de uma enfermeira. Às 21h todas as visitas foram embora e eu e meu marido passamos a primeira noite com o nosso presente, não dormimos, mas não pq ela não deixou, mas por que estávamos em êxtase!!

A Maria Clara nasceu no dia 14/12/2011 às 11h33, pesou 2.625Kg e 47 cm, apgar 10/10, saiu da maternidade com 2.315Kg (saímos em dois dias) e em uma semana já tinha recuperado o peso do nascimento.

2 comentários:

  1. Gisa adoorei o blog e com certeza irei acompanhar a partir de agora. Adorei a publicação sobre o nascimento da Maria Clara... me emocionei muito... tu sabe bem, mas na gravidez ficamos muito emotivas mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Gisa, chorei muito lendo. Os medos que tu citou também tenho...sonda, a anestesia ter pego...mas pelo que vi passa tudo muito rápido. E o momento é muito especial, Deus está presente nessa hora para que tudo ocorra bem.

    ResponderExcluir