terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Adaptação da Maria Clara na Escolinha Cia dos Anjos (1ª semana)

 
Chegou o grande dia da minha bonequinha, tumultuado, mas chegou. Iniciamos oficialmente no dia 22 de janeiro, última terça-feira, a adaptação da Maria Clara na Escolinha, vou relatar aqui como foram os nossos primeiros dias:
 
22/01 (terça-feira) - pela manhã a Maria ficou com o papai e almoçou em um restaurante com ele, ao meio dia eles me buscaram na Unisinos e nós duas fomos para casa.
 
Quando chegamos em casa fiz ela dormir, ela dormiu até umas 14h15min, arrumei ela e fomos rumo a escolinha.
 
No longo caminho, meia quadra, fui conversando com ela sobre as novidades que esperavam por ela e em como seria divertido ir para escola e ter novos amiguinhos.
 
Chegando na escolinha, entramos na sala e ela ficou um pouco assustada com a quantidade de crianças, mas muito curiosa também. Como tivemos que fazer uma adaptação as pressas pegamos a adaptação e transição da turminha do berçário I para o berçário II, e por isso a salinha estava lotada.
 
Sentei no chão com os outros coleguinhas e as professoras (são três), e a Maria ficou no meu colo analisando o ambiente, porém em poucos minutos se interessou por um brinquedo que estava no meio da sala e já saiu gatinhando até o brinquedo. Aos poucos foi se interagindo com os coleguinhas e com as professoras, e eu aproveitei para sair da sala e aguardar na recepção.
 
Confesso que esperei ansiosamente pelo choro desesperado da minha filha, mas isso não aconteceu... hehe... ela brincou, lanchou, foi para o pátio e só depois de umas duas horas e meia ela lembrou de mim e começou a chorar. De qualquer forma a prof Rê me entregou ela na recepção e ela apontou querendo voltar para a salinha, voltei com ela e ficamos mais meia hora brincando.
 
Conclusão: percebi que ela observou muito o ambiente e as pessoas que a cercavam, mas interagiu muito bem. Quanto a mim, senti falta do choro dela, sei que é egoísmo meu, mas sinceramente não esperava que ela ficasse tão bem, ela foi tão mocinha nem parecia o bebê.
 
23/01 (quarta-feira) - Como o primeiro dia foi bom, conversei com as professoras e resolvi levar ela antes do soninho depois do almoço, para que assim ela dormisse com os coleguinhas. Pela manhã ela ficou com o papai, e a tarde fui trabalhar normal e busquei ela às 18h.
 
Porém o tiro saiu pela culatra, a Maria não dormiu com os coleguinhas, chorou bastante por que estava com sono, conseguiu dormir menos de 20 minutos no meio da tarde, comeu os lanchinhos, mas não quis tomar mamadeira. Neste dia ela fez amizade com a tia Jéssica, que atua na secretaria e dá uma super mão para as professoras, a tia Jéssica passeou com ela pela escolinha, mostrou as tartarugas e manteve ela mais calma até a hora de eu chegar.
 
Neste dia a turminha ainda estava lotada, talvez por isso ela ficou mais temerosa, mas o que eu podia fazer, precisava adaptar ela naquela semana, pois não tinha com quem deixá-la e preciso manter o meu emprego.
 
Neste dia, também, me senti muito culpada por ter que fazer a Maria passar pela adaptação na escolinha dessa forma tão rápida e abrupta, afinal ela está passando por tantas mudanças em tão pouco tempo. Chorei muito depois que ela dormiu me sentindo a pior mãe do mundo por não poder uma adaptação melhor, sei lá... só sei que me senti muito mal... a Maria nessa noite dormiu muito agitada e coloquei ela para dormir na cama comigo, ela acordou chorando algumas vezes, mas logo dormia.
 
Conclusão: a Maria sentindo a separação, mas convivendo bem com os colegas, se alimentando bem e agitada com tantas novidades. Mamãe aqui a beira de um ataque de nervos!!
 
24/01 (quinta-feira) - Para a quinta-feira a combinação com as professoras foi de levar a Maria por volta das 10h30 para que ela almoçasse com a turma e assim quem sabe dormisse bem, e tivesse assim uma tarde melhor.
 
E sabe que funcionou!! Deixei ela na recepção da escolinha no colo da tia Jéssica e ela ficou tri bem, mas quando a Jéssica foi deixar ela na salinha para abrir o portão para mim, a Maria abriu o berreiro!!
 
A Jéssica disse que já ia entrar e ficar com ela até ela se acalmar, o que me deixou mais aliviada. Sai de lá chorando e fiquei parada na calçada da escolinha até não ouvir mais o choro dela, isso durou longos 30 segundos... foi o tempo da tia Jéssica chegar na sala... afff... e eu ali na calçada de óculos escuros chorando, parecia que estava saindo de um enterro.
 
Liguei 999 vezes para escolinha e as notícias era as melhores, tinha almoçado bem, dormiu com os coleguinhas, fez os lanches, participou da rodinha de música e interagiu com os colegas.
 
Na quinta-feira o combinado foi de o papai buscar a Maria e assim foi, em casa ela brincou, jantou e depois do banho dormiu como um anjinho.
 
Conclusão: Maria cada vez melhor e mais mocinha. Mamãe fiasquenta!!!
 
25/01 (sexta-feira) - Para sexta combinamos de deixar a Maria na escolinha assim que ela acordasse, e ela estava tão cansada do dia anterior que dormiu até às 8h30... hehe... Arrumei ela, dei mama e fomos para escolinha no maior papo, ela chegou bem feliz, me deu até tchau, mas quando foi para o colo da professora abriu o choro de novo. Novamente sai da escolinha e fiquei parada na calçada esperando não ouvir mais o choro da minha pequena, mais longos 30 segundos... hehe
 
Liguei mais 999 vezes para a escolinha e ela passou o dia bem, apenas no meio da tarde ficou um pouco febril (37,5º), as professoras deram as gotinhas de anti-térmico e logo passou, ela estava com alguns sintomas de resfriado.
 
A noite em casa, ela estava bem, jantou, brincou, dançou com o Patati Patatá, fez bagunça na banheira e dormiu agarradinha na mamãe aqui... ou seria a mamãe aqui agarradinha na Maria?!... hehe
 
Conclusão da semana: o período de adaptação foi feito para os pais, pq a Maria Clara tirou de letra, chorou pouco, resmungou, mas nada que ela não fizesse conosco em casa ou na casa da avó. Para mim a semana foi horrorosa, me senti culpada o tempo todo e passei o tempo todo pensando nela ou ligando para a escolinha.
 
De qualquer forma o saldo da semana foi Maria Clara caminhando firme e forte, sozinha, igual aos demais coleguinhas e atirando vários beijinhos com a mãozinha (coisa que até então mal fazia).
 
Depois passo aqui para contar como foi a nossa segunda semana de escolinha, mas já adianto que a Maria está ótima e a mamãe aqui um pouco melhor... hehe...
 
Ah... também estamos iniciando uma nova rotina, mais regrada e que tem sido muito bom para nós duas, em breve também venho contar sobre essas mudanças.
 
 
Bjsss, Gisa (a mamãe fiasco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário