quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Quem disse que ser mãe é só alegria?


Não se assustem com o título, não fiquei louca! Sou uma pessoa completa e realizada por ter a filha que eu tenho, mas...

Como vocês já sabem, o pai da Maria e eu estamos separados há algum tempo, inclusive já retomamos as nossas vidas amorosas e a Maria Clara sempre levou essa situação numa boa. Claro que houveram os primeiros dias de estranhamento, mas fora isso nunca tive problemas com ela. No entanto chegou o temido dois anos, a fase “terrorista” da maior parte das crianças e com isso algumas mudanças no comportamento da minha pequena.

Maria logo após completar dois anos aperfeiçoou a fala, fixou sua personalidade independente e determinada, ou digamos autoritária. Essas características refletiram em grande parte do tempo, só em coisas boas, mas também gerou alguns desconfortos, um deles que atinge diretamente a mamãe aqui.

Temos a guarda compartilhada da Maria e ela entende muito bem isso, o dia de ficar com a mamãe ou o dia de ficar com o papai, obedece direitinho, é carinhosa e amorosa. Porém em algumas ocasiões no qual ambos estamos presentes, pai e mãe, a Maria se transforma em outra criança, uma criança desconhecida por ambas às partes e o pior de tudo é que essa criança não gosta da mamãe!!!

Nessas ocasiões, onde estamos pai e mãe junto com ela, a Maria me empurra e me chama de chata, diz que não me quer, que não gosta da mamãe, me bate e me morde com uma “gana” impressionante.

Confesso que desconheço essa criança que ela se transforma e isso me deixa imensamente triste, choro muito por me sentir rejeitada pela minha filha que tanto amo e que faço tudo e mais um pouco por ela. Sei que parece forte dizer isso, mas é realmente como me sinto.

O pai dela e eu procuramos conviver de forma pacifica e harmoniosa, pensando no bem estar dela, mas parece que isso de certa forma a incomoda. Fico pensando... Sei que as meninas costumam nutrir uma paixão pelo pai e consequentemente passam a sentir ciúmes da mãe, mas nunca pensei que isso pudesse ocorrer com pais separados também, pensei que talvez isso pudesse refletir no relacionamento com o namorado da mamãe e com a namorada do papai, mas nunca essa fúria pela simples presença dos pais juntos.

Sei que ela não entende direito o que está fazendo, que é uma forma inconsciente de reagir e que logo ela cresce e vai perceber que a mamãe não é uma ameaça e sim sua amiga e protetora, mas explica isso para o meu coração de mãe que fica totalmente despedaçado ao levar um empurrão e ouvir  um “não quero tu mamãe”...

Bem, como se vê, nem tudo são flores na maternidade, nem mesmo a mãe mais realizada do mundo (eu!), consegue passar ilesa as transformações dos pequenos. Apesar de tudo e do coração apertadinho... Te amo mais que tudo minha filha!!!!

Bjos da mamãe tristinha, Gisa.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Organização do Segundo Aniversário – Tema: Tinkerbell


Boa noite, meninas! Hoje vou tirar o dia para colocar em dia o post sobre o segundo aniversário da minha princesinha, que está muito atrasado...

Maria Clara, no auge dos seus dois anos, tem muitos personagens queridos e que poderiam servir de tema para a festa dos seus dois anos, mas resolvi aproveitar a oportunidade de ainda poder escolher e indicar para a minha pequena que uma festa com o tema fadas seria muito legal.

Aprendi muito organizando o primeiro aniversário e este aprendizado me ajudou bastante para o segundo, mas ainda assim cometi alguns erros que vou rever para o terceiro (risos).

Optei por uma festa menor, mas que acabou praticamente na mesma proporção da primeira, principalmente no quesito custos (primeiro ponto a ser revisto!). Para economizar fui atrás de novos fornecedores, mantive outros, mas fiz algumas trocas inteligentes.

Vou citar alguns pontos que foram fundamentais:

1.       Convidados: o foco da lista de convidados foram às crianças, este foi o quesito principal que determinou quem seria convidado. Com essa premissa reduzi 35% da lista de convidados, fator que determinou a redução dos custos principais de uma festa: comida e bebida.

2.       Horário: realizei a festa mais cedo, às 16h e cantei “o parabéns” às 18h (queria que tivesse sido mais cedo, mas esperei a chegada de todos os avos). Também informei no convite horário de inicio e término, não que tenha terminado às 20h como indicado, mas não passou das 22h.

3.       Comida: procurei por meses um fornecedor de salgados com preços mais atrativos e com qualidade, pois acredito que a qualidade da comida servida é fundamental! Encontrei uma pessoa que faz doces e salgados muito gostosos e obtive uma redução de 25% nos custos.

4.       Doces: resolvi criar um item especifico para os doces, pois foi outro ponto que fiz muita economia.

Este ano não servi torta, cantamos parabéns com uma torta fake e servi torta de bolacha feita pela vovó Márcia, em casa também fiz os mousses no copinho e as gelatinas. Outra estratégia legal foi reduzir a variedade dos sabores dos docinhos, encomendei apenas brigadeiro e beijinho.

Quanto aos docinhos decorados, encomendei para decorar mesmo, ou seja, 20 cupcakes, 50 docinhos tradicionais com uma pequena decoração e 20 trufinhas decoradas, foram o suficiente para enfeitar a mesa do bolo e reduzi bastante o custo.

Por fim, saliento que para 90 pessoas, contabilizei 3 docinhos por pessoa + 1 mousse + 0,5 gelatina + 1 torta de bolacha média, foi o suficiente e ainda assim sobrou cerca de meio cento de doces variados.

5.       Cachorro-quente: este também foi um item a parte, pois mudei a estratégia, fiz 150 unidades em casa mesmo. Como a festa era às 16h, logo após o almoço coloquei o recheio em todos os pãezinhos e coloquei em saquinhos fáceis de servir, sobraram mais ou menos 25 pãezinhos recheados.

6.       Bebidas: este foi um item que não teve economia, mas um ajuste nas quantidades. Reduzi a quantidade de refrigerante, mantive a quantidade de suco e aumentei a quantidade de água, mesmo assim faltou água/suco, sendo necessário sair correndo no meio da festa para comprar mais.

7.       Decoração: mantive a decoradora do ano anterior, mas aproveitei uma promoção que essa fez logo no inicio do ano, além de reduzir a quantidade de itens da decoração, com isso a economia em decoração foi de 50%.

8.       Lembrancinhas e personalizados: optei por lembrancinha apenas para ás crianças, comprei caixas de massa de modelar, coloquei em um saquinho transparente e coloquei uma etiqueta com o nome da Maria. Os personalizados fiz apenas dez de cada tipo, considerando que cada pessoa poderia escolher o que mais lhe agradasse e quando acabasse eu não iria me preocupar, foi o que aconteceu e deu tudo certo. Graças a Deus!

9.       Brinquedos: comprei um pacote com cama elástica, piscina de bolinhas, gangorrinha e escorregador. Como sempre o melhor investimento da festa! A criançada adora!!

Dica: verificar se os brinquedos podem ser utilizados por qualquer idade, pois é muito desconfortável ver crianças serem proibidas de brincar, como aconteceu no primeiro ano da Maria, este ano até eu pude pular!

10.   Fotógrafa: considerei contratar uma fotografa desnecessário no primeiro aniversário da Maria Clara, mas depois da festa quando fui ver as fotos, me deparei com muitas fotos da decoração e um pouco mais de meia dúzia de fotos da festa, conclusão: contratei fotografa para o segundo aniversário e não me arrependi, foi um excelente investimento!

11.   Roupa da aniversariante: usei um vestido simples, mas bonito, que a Maria tinha ganho do vovô Géio em outra ocasião e ainda estava com a etiqueta. Após cantarmos “o parabéns” troquei por um shortinho e camisetinha, bem confortáveis. O sapato foi uma sandália da coleção da Greendene – Ivete Sangalo, muito confortável.

Essas foram algumas dicas que achei interessante dividir, espero que possam ajudar.

Abaixo algumas fotos do aniversário e seus detalhes:
 








 
Bjos, Gisa