quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O bebê está doente e agora?! - FEBRE (parte 1)

Bom dia, meninas!

Já passei alguns apuros com a minha princesinha, o último a menos de uma semana e foi isso que motivou este post e outros que ainda virão sobre este assunto.

Quero abordar dois assuntos que já me tiraram o sono: FEBRE e EXAMES.

Parte 1 - FEBRE

A primeira febre do bebê normalmente aparece ainda no primeiro mês de vida como uma reação natural das primeiras vacinas. A Maria Clara teve este tipo de reação no primeiro mês e agora com oito meses.

Quando ocorreu a primeira febre na Maria o meu anjo da guarda estava comigo, a minha mãe, e passamos a noite fazendo compressinhas de água corrente na testa, nos pulsos e nos pézinhos da pequena. De qualquer forma, hoje eu sei que essa febre foi bobinha, pois não passou de 38º, mas tarde a coisa seria bem pior...

A segunda febre veio com a aplicação da vacina Pentavalente com oito meses (ela fez atrasada pq não tinha a vacina nos postos de saúde), também nem chegou aos 38,5º e baixou com paracetamol, compressas e banho morno. Ela ficou abatidinha e comeu pouco, mas durou menos de 24 horas.

A terceira e última (até agora) ocorreu uma semana depois das vacinas, essa sim me assustou!! A febre passou dos 40º!!
A minha princesinha não tinha nenhum outro sintoma... só a febre alta. Dei paracetamol, dipirona, banho morno, compressas e nada baixou a temperatura dela. Passadas 24 horas fui para a emergência do Hospital Regina com ela, fizeram diversos exames e nada. Por fim a pediatra da emergência me disse que podia ser Roséola, mas a confirmação só viria depois que a febre fosse embora e o corpinho dela ficasse manchado.
Não convencida saímos do Hospital após uma madrugada intensa e fomos para o consultório da Dra. Jane (pediatra da Maria), lá a Maria apresentou sinais de uma virose simples (vomito e diarreia), além de uma garganta irritada, mas nada que explicasse um febre tão alta.
Por fim, na última segunda feira as manchinhas apareceram confirmando a roséola, uma doença contagiosa e que nunca tinha ouvido falar. Como a Maria não tem contato com outras crianças (e o contagioso se dá entre os pequenos, não em adultos), cheguei a conclusão de que só pode ter ocorrido no dia da vacina, onde ficamos quase uma hora em um ambiente com muitas crianças.

Essas são as minhas histórias com febre e a conclusão que eu posso passar para vocês é a seguinte: febre até 38,5º nas primeiras 24 horas sem outro sintoma, dar os remédinhos indicados pelo pediatra, compressas e banho morno. Febre acima de 38,5º ou com algum outro sintoma, procurar imediatamente o pediatra ou a emergência mais próxima.
Crianças com até um ano não se pode brincar quando o assunto é febre, a febre alta além de convulsão pode deixar alguma sequela. Ela nunca é uma causa e sim um sintoma de alguma doença, é o corpinho do seu filhote lutando.

Obs: em breve o post sobre os EXAMES, na minha opinião o mais traumático e necessário procedimento da vida dos nossos pequenos.

Bjss, Gisa

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Dica _ Brinco do bebê

Vamos a uma rápida dica da amiga Vanessa Machado!!

Minha bebê vive perdendo a tarrachinha do brinco, ao comentar com a Vanessa veio dica:

- passar esmalte incolor no cabinho do brinco e em seguida colocar a tarrachinha, ele dá uma colada evitando que o mesmo cai quando trocamos a roupa do bebê, mas sem ser o suficiente para que a mamãe consiga tirar quando necessário.

Ótima dica, amiga!!!

Bjsss, Gisa